terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sazae-san entra para o Guinness Book


O Guinnes Book reconheceu o anime clássico Sazae-san como a animação com exibição mais longa e com mais episódios de toda a história.
O anime é exibido no Japão desde 1969 pelo canal TV Fuji. A série é produzida pelo estúdio Eiken e atualmente possui 2.250 episódios (isso não é para os fracos).

Quem acompanha o ranking dos animes mais assistidos no Japão, deve perceber que ele não sai do primeiro lugar. Nem clássicos como Chibi Maruko-chan, Crayon Shin-chan, Detective Conan e Doraemon são capazes de tirar a série ilustre do comando.
Apesar de tanto sucesso no Japão, parece que nenhum país de fora se interessou pela série, até porque a autora da mesma fez várias restrições em relação à direitos e licenciamento (ela morreu em 1992).

Agora eu te pergunto! Será que outro anime conseguirá essa façanha? Qual será a próxima série que poderá conseguir tal reconhecimento mundial?

Aguardo sua opinião nos comentários!


4 comentários:

  1. One Piece kkkkk é o mais próximo^^

    ResponderExcluir
  2. A unica série animada mais próxima de Sazae-san é o cartoon The Simpsons, lançado pelo primeira vez em 1989. Doraemon foi lançado antes, em 1973, mas já teve duas finalizações e recomeços, então não da para dizer que é uma serie ininterrupta.

    O sucesso de Sazae-san é devido por ser um anime infantil de qualidade, o tipo de anime que no fim da tarde, começo da noite, o pai senta no sofá com seus filhos menores de 12 anos e assiste enquanto a mãe faz o jantar.

    O problema com Sazae-san fora do Japão é o pedido da autora de que a obra nunca fosse lançada em mídia caseira (na época fita cassete). Não foi uma restrição imposta, mas sim o pedido da autora apenas, porem os produtores até hoje honram esse pedido, mesmo depois da morte da autora, e impedem que Sazae-san seja vendido em DVD ou Blu-ray.

    Isso faz Sazae-san só ter lucro via Ibope televisivo, a qual no Japão não é problema algum, já que o anime tem uma audiência que muitos outros se matariam para equiparar. Porem fora do Japão, sem poder vender DVD ou BD, com certeza o anime seria um fracasso para qualquer canal que resolvesse transmiti-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh! Se o anime fosse exibido fora do Japão, não traria bons resultados como por lá. É como você disse, ele é exibido em um ótimo horário, isso faz com que a audiência se eleve ao máximo, num horário onde as pessoas procuram descanso e nada melhor do que assistir uma série clássica. >.<

      Excluir